segunda-feira, 8 de novembro de 2010

HISTORIA DA IBCOR: pastorado João Luis Manga


Capítulo XI O pastorado João Luis da Silva Manga

O pastor João Luis da Silva Manga foi empossado pastor titular da Igreja Batista do Cordeiro (IBCOR), em 2 de setembro de 2006, em Culto Solene a Deus com a presença dos membros da Igreja e dos pastores Ney Ladeia (CBPE, IB Capunga), Merval Rosa (STBNB), Tercio Ribeiro de Souza (PIB Maceio, AL), Alberto Cristiano de Freitas (IB Emanuel, Recife), Miqueas da Paz Barreto (IB Concordia), João Virgilio Ramos André e André Henrique Ferreira Santos (IB Orobó), Professora Iracy Leite (SEC), Ildibas Nascimento (CAB).

O pastor João Luis Manga vem se incluir na linhagem dos Servos de Deus que diri-giram esta Agência do Reino de Deus no bairro do Cordeiro, iniciada com o missio-nário Salomão Ginsburg, passando por Manoel Corinto Ferreira da Paz, Sebastião Tiago Correia de Araújo, David Mein, Amauri Munguba Cardoso, Roberto Menezes, Flavio Germano de Sena Teixeira e Miquéas da Paz Barreto, que a pastorearam ao longo do primeiro centenário, concluindo em 15 de novembro de 2005. O pastor João Luis Manga é o primeiro pastor da Igreja no novo século.

DADOS BIOGRAFICOS DO EMPOSSADO. O pastor João Luis da Silva Manga nasceu no Rio de Janeiro(RJ), em 8 de janeiro de 1960 e foi criado em Belo Horizonte (MG), onde residiu até os 21 anos de idade. Converteu-se ao Evangelho em 17 de abril de 1976, em Salvador (BA). Batizado pelo pastor Hélcio Lessa, na IB de Itacuruçá (Rio de Janeiro), em janeiro de 1977, retornou a Belo Horizonte, onde se tornou membro da PIB de Belo Horizonte. Cursando Medicina da UFMG, sentiu a chamada para o ministé-rio, deixou Belo Horizonte e veio estudar no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), no Recife. No segundo ano do curso de Teologia integrou a primeira turma de missionários temporários na Bolívia, com o objetivo de confirmar a chamada para Missões. Retornou ao Recife, concluiu a graduação em Teologia, sendo consagrado ao ministério pastoral em 1986, para pastorear a IEB do Pina, por dois anos, quando permaneceu no STBNB, lecionando na área de Missões e Evangelismo. Casado com Célia de Miranda Borges, formada pelo IBER, recebeu o casal o presente de dois filhos Luis Felipe (1986) e Paulo Vitor (1988). O casal Manga seguiu (1990) para a Guiana, como missionários da Junta de Missões Mundiais. Na cidade de Linden serviram por oito anos, plantando e organizando a IB em Mackenzie. Em 1998 se mudaram para a Republica de El Salvador, na América Central, para estabelecer um seminário teológico e fortalecer o trabalho na região, onde ele pastoreou a IB em San Miguel, durante dois anos. A familia Manga retornou ao Brasil em 2002, tendo servidor como Assessor do Pastor Waldemir Tymchak, na administração da Junta de Missões Mundiais, e gerente de Missões, trabalhando na elaboração de projetos para os campos e no treinamento e capacitação de obreiros.
O pastor João Luis Manga (agosto de 2004), assumiu o pastorado da IB XV Novembro, em Guadalupe, no Rio de Janeiro (RJ), tendo Célia como ministro de Educação Reli-giosa. Naquela igreja dedicaram-se a trabalhar no amadurecimento e na santificação dos crentes. Em Agosto de 2006 concluíram o ministério naquela Igreja. A IBCOR rece-beu o pastor João Luis Manga, sua esposa Célia e seus filhos Paulo Vitor e Luis Felipe, de forma amorosa e efusiva, com os braços e corações abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário